Sunday, May 05, 2024

 

Advogado e Bacharel

Vou aproveitar a insônia e esclarecer uma coisa... As pessoas acham que todos os formados em Direito são advogados, não é bem assim.

Graduado, formado, vira bacharel, se aprovado no exame da OAB, tirar a carteira e partir para defender causas, exercer a advocacia, vira, aí sim, advogado. Esse pessoal que vocês vêem bem vestidos e de carrão por aí pelos fóruns e adjacências.

Eu nunca tive vocação pra advogada, para Ariana Suassuna tinha muita, formei virei bacharela, passei em concurso e até trabalhei (a duras penas), mas meu negócio mesmo é conversar, escrever, pintar, ver filmes e gostar de gente.

Suassuna também ia ser advogado, pode pesquisar que vocês vão ver a bagaceira.

Agora eu sou aposentada, graças a Deus. A melhor profissão do mundo, aposentado não pode fazer nada, nem favor. Então agora quando perguntam minha profissão eu encho o peito e fato:
-Aposentada!

E as cortinas se fecham, ninguém fala mais nada.

Quando eu era Secretária Designada do Juizado de Brumado, assinava os documentos com o diminutivo de Bacharela: Bela. Alyne... Perere parara.

Um belo dia chega um cidadão:

- Eu queria falar com Bela Alyne.

Lá fui eu explicar o que significava o tal Bela.

Não vou entrar no quesito estagiário porque esse povo é uma praga, tudo deles é: Vou processar fulano e cicrano e beltrano. Óbvio que tinha muitos queridinhos e queridinhas que alçaram lindos vôos e deixaram saudades, mas eles são terríveis.

Quem dizia isso era Thomaz nas aulas de Penal, cuidado com estudante de Direito, estudante de Direito é uma praga!

Uma praga necessária, mas uma praga!

 

Alyne Costa, 06-05-2024

 

 

No comments: