Sunday, January 22, 2017

O cotidiano nos traz surpresas. E, se tivermos, olhos atentos, veremos que a vida é saborosa...
Ai você lembra aquela musiquinha do Titãs: "É preciso saber viver."
Ontem no início da noite eu fui tomar um sorvete, baby. Acho que há uns trinta anos, tomo o mesmo sabor de sorvete, crocante, brigadeiro e cobertura de chocolate. Algumas coisas consagramos em nossas vidas. E esse sabor de sorvete pode bem ser o sabor da minha adolescência, daquele tempo que eu era tímida e tinha vergonha do meu cabelo.
De repente, quando o sorvete já havia acabado surge uma senhora muito simpática com uma bela menininha. Pà, olhei e reconheci e perguntei:
-A senhora é a Professora Graça Belov?
Ela confirmou e eu prossegui.
-Eu sou sua fã. Infelizmente não fui sua aluna, mas em certa ocasião assisti uma entrevista sua na TVE e me emocionei. A senhora usou a seguinte frase: "O direito é uma erva daninha!" E aquela frase me tocou profundamente porque de fato o Direito é uma erva daninha. Ele se esparrama.
Ela sorriu e eu me apresentei. Disse o que fazia e ela achou uma gracinha.
Depois perguntei se a linda menina que a acompanhava era sua neta, ela, depois de acrescentar que já tinha neta casada, disse que era a neta caçula.
Eu senti uma felicidade imensa em declarar aquele sentimento que nutria por ela. Porque eu sou assim um poço de sentimentos e a vida, as complicações, o leque de relações as vezes nos inibe, nos murcha e nós não nos proporcionamos o sentimento de bem estar que pode advir da magia do cotidiano.
Podia ser só um início de noite e um sorvete, mas foi bem mais que isso.
Foi a lembrança que o "Direito é uma erva daninha".
Foi ouvir a netinha dizendo, depois que eu já havia me despedido:
"-Minha avó! Ela é sua fã!"

Alyne Costa, 22/01/17

No comments: