Tuesday, January 24, 2023

 

A calçada da fama...

Que baiano é presepeiro não há dúvidas, mas não é assim de qualquer jeito, a presepada tem que ter requinte...

Por exemplo, parece que a música foi feita pra gente e dois anos de abstinência de carnaval subiu pra cabeça de todo mundo e agora no verão, oxi, carnaval já começou faz tempo, vu?

Tá todo mundo em pleno carnaval, ou se sentindo, ou se achando e isso vai de mamando a caducando. Se der uma volta na Barra você escuta a babel, vááários idiomas, todos bem vindos, é claro... Eles ajudam e muito, tanto no consumo de bens e serviços quanto no aluguel por temporada. Aqui no prédio eu estou cheia de vizinhos novos, já no dia 31 quando ia ao mercado encontrei duas moças e um rapaz na casa dos seus vinte e poucos anos esperando o portão ser aberto para, purucutuf, adentrar o prédio e eu de bom dia, boa tarde, boa noite, nem sempre nessa ordem, obviamente...

A prefeitura desde 2022 vem trabalhando nas calçadas desde lá de cima, do Largo  e veio descendo a rua, até a delicatessem famosa não escapou, e eu pensava: Eita que quando chegar lá vai render! E não deu outra!

A bendita da ladeira é a via preferida dos que vem do centro pra Barra e já teve até arrastão num carnaval ai, e lá vem os pedreiros pra nossa humilde calçadinha, só que quem de direito não avisou aos mais sensíveis e, se avisou a alguém, se alguém vai ter quer arcar com alguma irregularidade também pianinho...

Ontem encontrei um vizinho na calçada da fama que me destrinchou a história num breve relato, mas, enfim, a calçada da fama ficou até bonitinha, não sei até quando, mas ficou, e eu que não tenho pra onde ir carnaval, não sou peru pra morrer de véspera, “com dinheiro ou sem dinheiro, eu me viro em fevereiro, fevereiro... Fevereiro...” Ai que saudade do Guetho!

Alyne Costa, 24/01/23

 

 

No comments: