Friday, January 06, 2023

 

Indelicada, porém honesta.

Repararam bem que a vida moderna está repleta de indelicadezas? Num pequeno delírio parece que a humanidade colocou um chip depois dessa pandemia.

O egoísmo se tornou mais egoísta e a vida se gasta com pequenas insinceridades cotidianas. A vida está difícil, sim, complicado lidar com pessoas que fazem você acreditar nelas e só nelas porque o outro não tem importância.

Não é caso a ser estudado, é a realidade, é fato. Há um provérbio chinês que diz “não há que ser duro, há que ser flexível”.

Felizmente minha flexibilidade (até hoje) tem garantido a minha sobrevivência. Ouço de Pitty a Odair José e juro que não estou esperando alguém para ficar comigo, mas pra me tirar desse lugar!

Aprendi a não esperar mais nada. E minha paciência está no limite. Salvador virou uma selva e o Porto da Barra não é nada seguro, mas muito mais gostoso que as praias de Trancoso.

Tá é tempo novo, Lula voltou, mas como se curar quando o país está adoecido? De cabo a rabo. Há salvação! Na tentativa de evitar que meu cachorro atacasse uma vizinha bati a porta e esqueci a chave dentro. Minha vizinha de baixo me acolheu com meu cachorro e pagou o chaveiro.

Consegui adentrar em casa, tudo certo na Bahia, mas como diz meu filho, ninguém come poesia.

Foco, preciso de foco, fé e coragem. Eu já botei fé na rapaziada, hj só dá pra acreditar numa parcela da juventude. A que estuda, a que pensa, se move e se comove. Não dá pra botar fé nem mesmo na minha geração se alguns persistem com o mesmo modus operandi: fé cega, língua afiada.

A vida dos outros pode até ser interessante, mas viver a sua (garanto!) e em off é muito mais gostoso porque a maledicência é um veneno espiritual e você não é a cigana Sandra Rosa Madalena de Magal.

E os bancos continuam os mesmos, a falta de praticidade e criatividade das pessoas assusta, e a novela previsivelmente entediante segue como uma nau sem rumo! Coitado do irmão coragem.

Vou tomar um banho, bloquear um infeliz aqui no Instagram porque eu não joguei pedra na cruz e cuidar da vida.

“Para curar um amor platônico, só uma trepada homérica.” Leminski

Alyne Costa, 06/01/22

No comments: