Thursday, November 04, 2010

Terapón



Com ela aprendi significâncias e significados...
Aprendi que terapeuta é quem caminha junto. Depois descobri que este caminhar ao lado é por um tempo, depois a vida dá um jeito da gente ir sozinho.
E foi assim no que eu descreveria como um inesperado salto de paraquedas: Salta! Agora é com você. E você tem a obrigação de sobreviver.
Não tivemos tempo de preparar despedidas, de tomar sequer um café naquela cafeteria que tanto gostamos.
Não vivi o luto, não digeri, foi literalmente uma despedida por decreto que nós mulheres muito ladinas entendemos porque sabemos que murro em ponta de faca na melhor das hipóteses gera corte e cicatriz e isso lá no fundo não é melhor pra ninguém.
Mas não posso deixar de ponderar a força da passagem dessa mulher em minha vida, de suas lições e do quanto ela se faz presentes em coisas que tempo, vento, decreto nenhum apaga.
Com ela eu perdi o medo. Medo das paredes da minha casa. Medo do que era meu. Medo dos meus talentos e sonhos. Medo da língua alheia, medo de futrica e de maldade. Com ela eu perdi o medo de ser eu!
Com ela aprendi a assumir meus erros, a pagar o preço deles, a recomeçar, a passar mil vezes pela mesma rua, cair mil vezes no mesmo buraco até um dia desviar o buraco para finalmente descobrir um novo caminho bem diferente daquele por aquela rua.
Com ela eu driblei a oposição e assumi guiada pela luz imensa do meu coração o homem que eu amo e pude então viver pela primeira vez um relacionamento a dois com respeito e amorosidade.
Aprendi a não falar com quem eu não queria, a não sentir culpa por isso, a não deixar minha criança fazer ciranda na hora errada.
Comigo ela já riu, chorou, deu lenço para secar minhas torrentes de lágrimas e me deixou ir apostando na vitória.
Quando eu penso nela eu choro. De orgulho, de saudade e respiro fundo... Bem fundo e entro no meu mundo. Penso que nem sempre importa o que pedimos na vida, vale mesmo o que a vida nos dá e é esse nosso brinde, o que fazemos com ele o significado do nosso caminho.
Para Sônia Nogueira
Alyne Costa
4/11/10

No comments: