Monday, October 22, 2007

Enquanto as Velhinhas Rezam o Terço

Foto: Rosário by: Alyne Costa



Enquanto as velhinhas rezam o terço, a tardinha cai divinamente nesta esperança que seus olhos têm entre uma e outra ladainha.E a dor que elas aprenderam a domar, com o tempo se esconde atrás das cortinas, dos crucifixos ornados que ocultam o martírio daquele homem morto pelo próprio homem.Elas emudecem o sofrimento na luz das velas acesas nos castiçais e que choram por elas em suas parafinas. E nem se dão conta do bailar das salamandras.E em diferentes cantos das casas se erguem oratórios, sagrados corações - de Jesus, de Maria e os delas mesmas - imaculados por um só monossílabo: Fé.Um marido morto, um filho perdido, pra vida ou pro vício, um parente doente, uma dorzinha incômoda, de corpo ou de alma e eis mais uma novena, uma eucaristia, um jejum, uma missa e uma promessa.Enquanto os dedinhos enrugados das velhinhas perpassam as continhas dos terços, os dias, os meses e os anos se passam, atravessando o tempo como galope de uma oração. Inexorável, alheio, por vezes cruel...No final pouco importa a graça alcançada ou não, a saúde recuperada, a missa rezada. Recomeçam o ritual com seus vestidinhos de casimira... As mãozinhas deslizando pelo rosário, ora descançam sobre as alvas toalhas bordadas. Alvinhas como a esperança, tão sutil e sabidamente guardada em seus corações como uma ave-maria.Qualquer tristeza se esconde e elas apenas aguardam com resignação. O que esperam? Uma visita de filho ou de comadre. A chegada da prima distante. A cura. A graça. O findar da vida.Enquanto as velhinhas rezam o terço, os olhos parados dos porta-retratos parecem sorrir. E, de vez em quando, elas fecham os olhos e suspiram um alívio ao fim de um mistério. E dormem tranquilinhas enquanto ninguém desvenda o irrelutável mistério da vida. Para este os anjos em seus sonhos tocam harpas e entoam salmos.



Alyne Roberta Neves Costa
28/12/2005

2 comments:

Fabrício Brandão said...

Enquanto as preces são elaboradas ao Divino, as vidas se encarregam de travar suas próprias batalhas: mal e bem coexistindo na luta pela supremacia. Que nós saibamos deixar de lado a leviandade que nos assola e entendamos, de fato, nossa missão cá por estas bandas.

Beijos, querida! Bela reflexão!

Anonymous said...

Sua tia, minha mãe. Sempre numa esfera insondável dedilhando as contas do seu Rosário santo que a Madona em 1917, para 70.000 pessoas Na Cova Da'iria nos exortou como a Salvação. Bendita seja aquela que exprime de forma extraordinariamente o mundo, externo ou interno. De repente me vi deitado naquele regaço, sendo criança outra vez.
DUDA