Wednesday, December 13, 2023

 

Mais um ano finda...

Quando eu estava grávida de meu único filho humano, certo dia, num pequeno shopping em Brotas (É, eu tive certos privilégios na vida, um deles foi ter morado em Brotas nos anos 80/90) havia um homem com um turbante jogando cartas, me aproximei dele com aquela curiosidade juvenil e acertei uma consulta e perguntei como seria meu futuro com aquela criança e o cartomante me respondeu:

“Minha filha, todos os homens são pais de todas as crianças do mundo!”

Aquela frase ficou martelando em minha cabeça até que, amadurecida, volta e meia ela vem à tona e eu percebo que é uma grande verdade.

Meu avô que foi a primeira visita masculina a meu filho na UTI Neonatal, não foi só bisavô, não existe bisavô, existe pai três vezes, sim, as avós tão certas...

Nesse período natalino ou fim de ano foi o período que meu filho nasceu e, algumas lembranças... Ah, lembranças e memórias fazem as nossas histórias.

Como esquecer as rosas vermelhas que minha prima Denise foi me levar no hospital na noite de Natal?

Como esquecer Dani ceando comigo aquele panetone? Aquela amiga que me acompanhava para cima e para baixo e cujo pai, meu  inesquecível amigo Augusto, acertou o dia que o rebento veria a luz da vida?

A visita daquele paquera que me levou uma caixa de chocolate e que me deu uma crise de risos?

Sim... Todos os homens são pais de todas as crianças do mundo, somos todos cidadãos do mundo e numa guerra não existe razão. Finda o ano e sinto-me cansada, desejo de coração a todos que compartilharam mais um pouquinho de vida comigo nesse 2023 de tantos repentes e mudanças, existencialmente difícil ante tantos acontecimentos guardadinhos aqui na cachola, um novo ano melhor, com mais amor e menos razão, mais utopia ao romper dos dias, um ano de música, paz e alegria.

Um ano com mais alimentos e sentimentos...

Boas Festas!

Alyne Costa, 13/12/23

No comments: