Adélia, a mulher que Drummond presenteou o mundo...

Ontem soube da notícia da premiação do prêmio Camões pela mulher brasileira, mineira de Divinópolis, Adélia Prado.

Adélia em sua poesia transmuta o mundo.

Uma tarde, sentada num café, após o trabalho, li de um gole só seu livro Bagagens. Antes eu só conhecia a poesia de Adélia por seus textos publicados no Jornal da Poesia e, nossa, Adélia é uma centelha divina sobre a face da Terra.

Sua poesia nos pincela a alma.

Drummond, o gauche, revelou Adélia ao mundo.

Certa ocasião, quando lancei 29 Fragmentos, mandei um exemplar à minha professora de Literarura do então 2º grau, Madalena Ferreira, através de minha tia Valda, a pró Valdinha de muitos de vocês. Eu, muito envergonhada, porque sou tímida de doer, não tive como agradecer a Madalena de quem fui monitora no 3º ano por tanto e talvez, porque a vida é muito curta, não tenha a oportunidade de dizer o quanto ela foi importante na minha vida e na de tantos outros sensíveis, bem Madalena é outra história, ainda escrevo sobre ela...

Apois, eu quase desmaiei no telefone quando com aquela sua voz sublime Madalena me disse que “sem nenhum demérito a minha poesia lembrava a de Adélia Prado”, só respondi que amava Adélia Prado.

Eu talvez tenha como reclamam alguns, muita memória, lembro do dia que tomei cravo batizado no pelô e acabei com a terça da benção de todo mundo, lembro sim, lembro de momentos iluminados também, somos isso... Inconstâncias e lembranças e, talvez, por amar aos meus amigos, todos indistintamente, eu as vezes lembrando vou da gargalhada ao pranto.

Um dia recente, comentei uma lembrança com um amigo, que, taciturno, me respondeu: Tua memória tem é coisa! Para me resgatar daquele quase constrangimento surgiu uma frase de um poema de Adélia: “O que a memória ama fica eterno.”

Obrigada Madalena, Sibele, Maria do Carmo, Dilza, Célia...

Mais obrigada ainda a Drummond...

Adélia vive! Viva Adélia Prado!

“Mulher é desdobrável, eu sou!”

 

Alyne Costa, 27/06/2024

 

 

Comments

Popular posts from this blog

De Amarrar

Eu Quero a Esperança!